terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Fátima


Fé Portuguesa
A Região de Leiria/Fátima é riquíssima em locais de interesse. Desde as atracções naturais, incluindo a sua inigualável costa marítima, passando pelos majestosos monumentos com histórias para contar até aos locais de peregrinação religiosa onde encontrará conforto espiritual. Em Leiria/Fátima descobrirá valores e emoções que farão o fascínio das suas visitas. A natureza é um aspecto inevitável para uma visita à região.

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, ocupando uma área aproximada de 35000 hectares, e a serra de Sicó, são incríveis espaços naturais. A tranquilidade das paisagens majestosas das serras aliada às excelentes condições para a prática dos vários desportos de natureza fazem destes locais destinos completos para quem gosta de contemplar e usufruir do contacto com a natureza. Além do seu valor ecológico, a importância do Pinhal de Leiria é igualmente histórica, ocupando uma área de cerca de 12000 hectares. A sua existência foi fundamental para a utilização das madeiras que construíram as embarcações usadas nos Descobrimentos Marítimos Portugueses. Por entre a mancha verde e o azul do mar tão perto, poderá usufruir da maior ciclovia da Europa, numa extensão de 65 Km, que liga a Nazaré à praia dourada do Osso da Baleia.

As Termas de Monte Real são outro destino fundamental. O uso terapêutico das suas águas remonta à época romana. Esta antiga vila real de D. Dinis está situada num local paradisíaco, incrustada no verdejante Pinhal de Leiria, entre as típicas praias do Pedrogão, Vieira, e São Pedro de Moel e as cidades de Leiria e Marinha Grande, perto de Fátima e dos Mosteiros da Batalha e de Alcobaça. Árvores centenárias e um parque romântico repleto de hortênsias azuis, conferem a este local uma beleza singular. Outros locais de relevante interesse são o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros e as várias Grutas abertas ao público, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. A Trilha Jurássica tem grande valor científico e pedagógico, sendo a mais antiga da península ibérica. As centenas de pegadas organizadas em cerca de duas dezenas de pistas são perfeitamente visíveis aos visitantes. As Grutas relevam um maravilhoso rendilhado de formações calcárias, com espectaculares estalactites e estalagmites. Outro motivo natural de visita à região é o sol e mar.

A costa é rica em praias deslumbrantes, desde as mais típicas como a Nazaré, Praia da Vieira e Pedrogão, às mais cosmopolitas como São Pedro de Moel e São Martinho do Porto. Ao longo de 57 km, destacam-se ainda as mais naturais e selvagens, como o Osso da Baleia e a Gralha, todas elas emblemáticas e onde os desportos náuticos coabitam com uma luz verdadeiramente inesquecível. Inesquecível é também a magia do fogo dominado pelas mãos experientes dos artesãos vidreiros da Marinha Grande que sopram peças de indescritível fascínio que poderá desfrutar percorrendo a Rota do Vidro.

Monumentais obras portuguesas
Dois dos mais fundamentais monumentos nacionais, com valor histórico para Portugal e reconhecidos como Património Mundial pela UNESCO, encontram-se na região de Leiria/Fátima: o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça. Também com grande relevância cultural encontrará nesta região quatro dos mais majestosos e singulares castelos, Leiria, Porto de Mós, Pombal e Ourém, onde cada um deles lhe contará uma história.

O Mosteiro da Batalha, ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, símbolo da reconquista da nacionalidade, data do século XIV e foi construído em homenagem à vitória na Batalha de Aljubarrota contra os Castelhanos. A sua construção surgiu de um voto de D. João I à Virgem, em caso de vitória. Este é, sem dúvida, o grande monumento do gótico final português, tendo sido o primeiro exemplo da chamada "arte manuelina".

O Mosteiro de Alcobaça, ou Abadia de Santa Maria de Alcobaça, foi fundado em 1178 pela ordem de Cister, no seguimento de um voto de doação à ordem de Cister feito por D. Afonso Henriques pela conquista de Santarém aos Mouros. Alberga no seu interior a mais emocionante e bela história de amor de Pedro e Inês.

A não perder ainda, são os altivos e majestosos castelos que se debruçam sobre Leiria, Porto de Mós, Pombal e Ourém, singulares nas suas características únicas e ligados à nacionalidade portuguesa. Visite Santuários, como o de N.ª Sra. da Nazaré, de N.ª Sra. da Encarnação ou do Senhor Jesus dos Milagres, em Leiria; conventos, igrejas e ermidas envoltas em preces que remetem para o Altar do Mundo: Fátima. Onde a procura do conforto espiritual é feita sob o olhar da Virgem protectora, aí acorrem milhões de peregrinos movidos pela fé ardente de chegar à cidade da paz.

A força da Fé
A história de Fátima está permanentemente associada à existência de três crianças: Lúcia e seus primos, Francisco e Jacinta Marto. A doçura e fé inocente de pequenos e humildes pastores levou-os a vislumbrar a mais santa das imagens: a de Nossa Senhora. A 13 de Maio de 1917, na Cova da Iria, a poucos quilómetros de Fátima, vislumbraram um clarão, onde agora se localiza a Capela das Aparições. A Virgem pediu-lhe que rezassem muito pelo bem do mundo, e anunciou que voltaria durante os próximos meses, todos os dias 13. A última aparição ocorreu no mês de Outubro, sendo presenciada por cerca de 70 000 peregrinos que assistiram ao Milagre do Sol. Foi construída uma Basílica, de estilo neobarroco, à qual todos os anos acorrem mais de 7 milhões de visitantes, fazendo do local um dos mais importantes pólos de turismo religioso do mundo.

A Capelinha das Aparições, ex-libris do Santuário, foi o primeiro local de culto construído. Ainda no recinto do Santuário pode-se contemplar a azinheira grande, o monumento ao Sagrado Coração de Jesus, que se ergue no centro da praça, a Cruz Alta no topo sul do recinto. Além do recinto do Santuário, poderá visitar o Centro Pastoral Paulo VI, a Casa dos Pastorinhos e o Museu Etnográfico em Aljustrel, o monumento a Nossa Senhora nos Valinhos, a Loca do Anjo, a Via Sacra, o Calvário, o Museu de Cera de Fátima, o Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, o Museu Aparições 1917 e ainda o Museu O Presépio e Aldeia de Belém Animados. Fátima é hoje o Altar do Mundo, um dos principais centros de peregrinação do mundo, onde milhões de peregrinos encontram conforto espiritual.


Sem comentários:

Enviar um comentário