segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Expansão do Grupo Pestana Pousadas de acordo com o planeado

O Grupo Pestana Pousadas confirmou hoje, em conferência de imprensa, a abertura de três novas unidades para este ano. A primeira será a de Viseu, já no mês de Fevereiro, com 84 quartos, a que se seguirá a Pousada de Estói, no Algarve, dentro de um mês, com 64 quartos, e no final do ano, o Palácio do Freixo, no Porto, com 83/84 quartos. Estes três investimentos representam uma verba de 45 milhões de euros. Durante o primeiro semestre deste ano arrancará também a construção de uma Pousada na Covilhã, que envolverá um custo de 16/17 milhões de euros.

Relativamente à internacionalização, José Castelão Costa, presidente do Grupo Pestana Pousadas, indica que já existem prioridades definidas, mas que ainda nada há de concreto. Os únicos elementos divulgados indicam que o Grupo estuda projectos para quatro Pousadas no estrangeiro, dando prioridade às seguintes regiões: Brasil, Marrocos, Macau e África (que não os PALOP, mas onde exista história portuguesa). Relativamente ao recente anúncio de que o Grupo Pestana ganhou a concessão e gestão da Cidadela, em Cascais, o projecto ainda está em avaliação, mas a intenção é que ali seja incluída uma Pousada de 127 quartos, as obras terão que ter início até 27 de Dezembro deste ano.

Outra das temáticas abordadas por José Castelão Costa foi o recente comunicado da Comissão de Trabalhadores das Pousas, relativamente ao fecho de algumas unidades hoteleiras. De acordo com o responsável, “o contracto de concessão com o Estado permite o fecho temporário de unidades de alojamento por obras ou por motivação económica”. O responsável destaca que “estamos num período difícil e que é necessário uma capacidade de entendimento para que a situação não piore”, referindo-se à colaboração que o Grupo pretende dos seus colaboradores. Para José Castelão Costa a empresa pretende “preservar postos de trabalho, mas fazer uma melhor gestão, só assim esta é uma empresa credível e sólida no mercado”.

Sem comentários:

Enviar um comentário