quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

“Exportações de turismo serão afectadas pela crise”

Diário Económico
“Ryanair transportou mais oito milhões de passageiros em 2008”
“Easyjet aumenta passageiros em 16%”
A easy Jet, companhia de avião ‘low cost’ que opera em Lisboa, não se ressentiu em 2008 da crise que afectou o sector, tendo atingido um aumento de 16,6 por cento no número de passageiros transportados ao longo dos 12 meses do ano.

“Continental aumenta ocupação”
A companhia norte-americana Continental Airlines reportou no mês de Dezembro um Load Factor (taxa de ocupação) consolidado (rotas principais e regionais) de 79,9 por cento, uma subida de 1,2 por cento face ao período homólogo de 2007.

Diário de Notícias
“Recessão na Europa penaliza exportações e turismo”
José Carlos Pinto, presidente da Confederação do Turismo, prevê para este ano “uma quebra de 20 a 30%” no número de empregados no turismo e na restauração, devido à recessão nos mercados emissores de turistas.

“Air India despede hospedeiras por ‘excesso de peso’”
Nove assistentes de bordo indianas foram despedidas por terem “excesso de peso” e depois de não terem cumprido a meta de emagrecimento estabelecido pela companhia aérea, a Air India. O advogado das hospedeiras critica a decisão, “ilegal e contra a justiça natural”, e anunciou que vai interpor recurso em tribunal.

“Easyjet transportou 44,5 milhões de pessoas em 2008”

“Projecto de luxo suspenso”
A sociedade promotora do empreendimento de luxo Colombo’s Resort em Porto Santo, na Madeira, não está a encontrar investidores mesmo no estrangeiro para garantir a conclusão do investimento avaliado em 125 milhões de euros. A interrupção das obras por falta de dinheiro é uma situação preocupante, segundo um governante da região, citado pela Lusa.

Público
“”Turismo espacial em 2012”
Richard Branson está a avançar resolutamente em direcção ao primeiro voo das suas naves turísticas Virgin Galactic e a concorrência também está a apressar planos para viagens à Lua e a hotéis no espaço.

“Restaurante Vírgula encerra hoje com um ano de rendas em atraso e reabertura noutro local não está excluída”
O conceituado restaurante Vírgula, em Santos, encerra hoje as portas, depois de os seus proprietários terem, há cerca de um ano, deixado de pagar uma renda de perto de dez mil euros por mês à Administração do porto de Lisboa.

Jornal de Notícias
“É tempo de “exercer pressão””
O presidente da Associação Comercial do Porto afirmou ontem acreditar que o futuro modelo de gestão do Aeroporto Francisco Sá carneiro ainda não está decidido, sendo esta a altura para “exercer pressão” para a sua autonomização.

”Low cost” ganham passageiros”

Jornal de Negócios
“Exportações de turismo serão afectadas pela crise”
As exportações de serviços de turismo deverão continuar a “ser significativamente afectadas pela deterioração da actividade económica nas economias avançadas e, em particular, nos principais países de origem de turistas com destino a Portugal (Reino Unido e Espanha)”, diz o Banco de Portugal (BdP) no seu Boletim de Inverno. O documento assinala que, já em 2008, as exportações de serviços registaram um forte abrandamento do crescimento, indicando a previsão de um aumento em 2,2% no ano passado, “o que contrasta com o observado em anos precedentes, em que a taxa de crescimento foi superior a 10%”.

“Trabalhadores acusam Pestana de falsear obras”
As obras nas Pousadas de Portugal estão a criar mal-estar entre os trabalhadores e a administração do grupo Pestana. A Comissão de Trabalhadores (CT) do grupo Pestana Pousadas acusa a administração da cadeia hoteleira de encerrar pousadas sob a motivação de obras de remodelação que alegadamente não existem. Em comunicado, o grupo Pestana defende-se, dizendo que “as afirmações não apenas são falsas, como são gravosas para a sua imagem e bom nome”.

“Turismo pede garantias e ajudas fiscais ao Governo para ultrapassar a crise”

“Mário Ferreira torna-se dono da Douro Azul por 13 milhões”
Mário Ferreira pagou 13 milhões de euros pelos 62% que não controlava na Douro Azul, que eram detidos pela sua ex-mulher e por um conjunto de seis capitais de risco, que saem da empresa com uma menos-valia significativa. O futuro “turista espacial” admite reabrir o capital para chegar ao rio Amazonas.

“Os anos de crise em Portugal são os melhores para a Douro Azul”
O agora detentor de 100% do capital da Douro Azul, Mário Ferreira, afirma que “desde 1993, quando comecei com este negócio, os anos de crise em Portugal foram os melhores em termos de cruzeiros para o mercado nacional. O que demonstra que esta empresa funciona um pouco em contraciclo. Quando há crise, nota-se que aqueles clientes que normalmente vão gastar dinheiro para o Brasil ou Cabo Verde, ficam mais por cá e fazem umas mini-férias no Douro.”A facturação do ‘core’ da Douro Azul apresentou um crescimento de 21%, cerca de 12,37 milhões de euros.

Fonte: www.ambitur.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário