quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CTP propõe medidas drásticas para combater a crise

As principais caras do turismo recorreram ontem ao Governo para propor um conjunto de medidas que julgam insuficientes para permitir ao sector ultrapassar este momento difícil, segundo notícia avançada hoje pelo Jornal de Negócios.

A Confederação do Turismo Português (CTP) esteve ontem reunida com o ministro da Economia, Manuel Pinho, a quem avançou com um conjunto de propostas, entre as quais “um pedido de aval do Estado para que os bancos concedam crédito às empresas do sector.” Conforme cita o diário, José Carlos Pinto Coelho disse que “não temos qualquer experiência para enfrentar o que aí vem”. O representante dos patrões do turismo alertou para o facto de ser necessário tomar medidas drásticas neste momento drástico de recessão económica. No primeiro encontro de 2009, a CTP apresentou propostas que tocam as preocupações a nível fiscal, laboral e de ordenamento do território. O responsável reinvindica a criação de um sistema de garantias para um maior acesso ao crédito, afirmando que a recente linha de crédito aprovada pelo Executivo “não é suficiente”.

A CTP pede também a redução do IVA de 12% para 7%, o pagamento faseado dos impostos cobrados aos promotores dos empreendimentos turísticos, a interrupção por dois anos do agravamento de 3% de pagamento à Segurança Social, quanto aos contratos a termo. José Carlos Pinto Coelho frisa ainda que “as coisas estão a deteriorar-se a uma velocidade mais rápida do que estávamos à espera e, por isso, temos que actuar”. A CTP volta a reunir-se com Manuel Pinho amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário