
A região de Lisboa, com um PIB per capita superior à média da União Europeia, é a região mais rica de Portugal. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projectos de novas sedes a beira rio. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa.
A região situa-se à volta da cidade de Lisboa, do estuário do Tejo e no norte da Península de Setúbal.
Tem 499 700 habitantes (2007) e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2.750 km², com cerca de 3 milhões de habitantes. A cidade e a sua área metropolitana concentram 27% da população do país. O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 5 960,2 hab./km². O concelho subdivide-se em 53 freguesias, encontrando-se em estudo a formação de uma nova freguesia. Faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. Os seus bairros típicos atraem visitantes pelas suas características peculiares. A baixa pombalina, Belém, chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente.
O principal meio de deslocação em Lisboa, é o Metropolitano de Lisboa e os autocarros da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de 5 milhões de carros, provenientes dos concelhos periféricos.
Clima
Lisboa tem um clima mediterrâneo que é fortemente influenciado pelo Fluxo do Golfo. A cidade é solarenta durante o ano.
Os Verões são quentes e secos, em média durante o dia atinge temperaturas entre os 26-29 ºC, descendo para os 16-18 ºC à noite. Os Invernos são frios e chuvosos com temperaturas entre os 8-16 ºC, enquanto que a Primavera e o Outono são geralmente moderados, ou até quentes durante o dia.
Anualmente a precipitação é de 611 mm, espalhada ao longo de 100 dias, sobretudo de Outubro a Abril.
Como chegar a Lisboa
Lisboa é uma cidade de fácil acesso, quer se chegue de avião, de carro de comboio ou de barco.
De avião
No Aeroporto Internacional de Lisboa, a 7 kms do centro da cidade, chegam e partem diariamente vôos aéreos para as mairoes cidades da Europa e do Resto do Mundo. As companhias aéreas portuguesas, TAP-Air Portugual e Portugália Airlines, bem como as mais prestigiadas companhias aéreas internacionais, voam de e para Lisboa.
Por estrada
Vir a Lisboa através de um meio rodoviário é uma viagem agradável, povoada por paisagens campestres ao longo do caminho. A cidade tem bons acessos viários, sendo a A1 (autoestrada), a ponte 25 de Abril, a ponte Vasco da Gama e a CREL as vias mais utilizadas para chegar a Lisboa.
De comboio
Comboios nacionais e internacionais chegam diariamente a Lisboa. Para além do terminal ferroviário de Santa Apolónia, Lisboa conta com outro terminal adjacente ao parque das Nações - a Gare do Oriente. Ambos os terminais têm ligações directas de autocarro ou metropolitano para o centro da Cidade.
De barco
O Porto de Lisboa é o porto mais activo da Costa Atlântica Europeia. Está equipado com três cais para navios-cruzeiro: Alcântara, Rocha Conde Obidos e Santa Apolónia. Por outro lado, a cidade tem várias marinas para barcos de recreio nas docas de, Belém, Santo Amaro, Bom Sucesso, Alcântara e Olivais.
Fonte: pt.wikipedia.org; http://www.visitlisboa.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário